Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Inga enterolobioides T.D.Penn. CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 30-03-2012

Criterio: A2c;B2ab(ii,iii)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A espécie é conhecida apenas pelo material-tipo, proveniente da região da Lagoa de Jacarepaguá e Lagoa de Camorim, no município do Rio de Janeiro. Apesar do alto esforço de coleta na região, a espécie não foi mais encontrada. Tem AOO de 4 km² e está sujeita a apenas uma situação de ameaça. A região oeste do Rio de Janeiro apresenta altos índices de expansão urbana e desenvolvimento. Em função disso, a área que a espécie habita é um fragmento isolado e de fácil acesso, portanto, sujeita ao declínio contínuo da qualidade do hábitat. Além disso, a expansão urbana da região nos leva a suspeitar uma redução populacional de 80%, corroborada pela atual ausência da espécie na região.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Inga enterolobioides T.D.Penn.;

Família: Fabaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

Conhecida de região da lagoa de jacarepaguá e lagoa de camorim, na região oeste do município do Rio de Janeiro, somente da coleção típica, sem data. Não há mais registros para a espécie (IUCN, 2011).

Ecologia

Arvoretas ou árvore pequena ca. 5 m (Garcia, 1998; Oliveira-Filho, 2010), ramos lenticelados.

Ameaças

1.4 Infrastructure development
Incidência local
Severidade high
Detalhes Em torno, com expansão de área urbana em crescimento, região do município de Rio de Janeiro apresenta grande expansão urbana, causando isolamento do habitat natural

9.9 Restricted range
Incidência local
Severidade medium
Detalhes Área de ocupação muito pequena, devido a falta de coleta é provável que a população não esteja crescendo.

Ações de conservação

1.2.1.1 International level
Situação: on going
Observações: "Criticamente em perigo" (CR) segundo a Lista vermelha IUCN (2011). Avaliada em 1998, pela WCMC

Referências

- OLIVEIRA-FILHO, A.T. TreeAtlan 2.0, Flora arbórea da América do Sul cisandina tropical e subtropical: Um banco de dados envolvendo biogeografia, diversidade e conservação. Universidade Federal de Minas Gerais. Disponivel em: <http://www.icb.ufmg.br/treeatlan/>. Acesso em: 28 fev. 2012.

- GARCIA, F.C.P. Relações Sistemáticas e Fitogeografia do Gênero Inga Miller (Leguminosae, Mimosoideae, Ingeae) nas Florestas da Costa Sul e Sudeste do Brasil. Tese doutorado. Rio Claro: Univesidade Estadual Paulista, 1998.

- WORLD CONSERVATION MONITORING CENTRE. Inga enterolobioides in IUCN Red List of Threatened Species. Version 2011.2, IUCN. IUCN. Disponivel em: <www.iucnredlist.org>. Acesso em: 27 Mar. 2012.

Como citar

CNCFlora. Inga enterolobioides in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Inga enterolobioides>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 30/03/2012 - 19:07:57